Quantcast
Channel: Blog de Cinema » jeanne moreau
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

AGENDE-SE – Mostra Especial no Cinema do Dragão

0
0

O Cinema do Dragão-Fundação exibirá, de 17 a 23 de janeiro, 11 filmes, em sua maioria inéditos na cidade, incluindo dois clássicos modernos do diretor francês Leos Carax e o clássico do suspense Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock, cuja sessão especial de domingo será seguida de debate com o crítico Pablo Villaça. Dentre os novos filmes, o único não-inédito é Blue Jasmine (idem, 2013), de Woody Allen. Mesmo assim, não deixa de ser uma boa oportunidade para aqueles que não o viram quando esteve em cartaz em outras salas. Com exceção do filme de Allen, que será exibido em 35 mm, todos os demais serão exibidos em DCP 2K. Confiram os filmes programados

EU E VOCÊ (2012), de Bernardo Bertolucci

EU E VOCÊ (2012), de Bernardo Bertolucci

Depois de longos nove anos, o cineasta italiano Bernardo Bertolucci volta com um novo trabalho. Assim como Os Sonhadores (2003), Eu e Você é um filme que lida com o universo jovem e também envolve um casal de irmãos. Na trama, o adolescente Lorenzo elabora um plano para que possa passar as férias de verão sozinho no porão de seu prédio, enganando a mãe, que pensaria que ele estaria em uma viagem do colégio. Porém, sua meia-irmã Olivia, de 25 anos, surge para estragar os planos do garoto, desejando ficar com ele no lugar. O filme também lida com o uso de drogas, já que a moça é viciada em heroína.

Sala 02: 19/01 (16h40); Reprise: 22/01 (15h30).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

EU E VOCÊ (Io e Te, Itália, 2012), de Bernardo Bertolucci. Com Tea Falco, Jacopo Olmo Antinori, Sonia Bergamasco, Veronica Lazar, Tommaso Ragno, Pippo Delbono. 98minutos. Califórnia Filmes. 14 anos.

O GEBO E A SOMBRA (2012), de Manoel de Oliveira

O GEBO E A SOMBRA (2012), de Manoel de Oliveira

O centenário cineasta Manoel de Oliveira continua firme e forte e fazendo trabalhos elogiados pela crítica e por boa parte da cinefilia. O Gebo e a Sombra é o seu mais recente longa-metragem. Trata-se da adaptação de uma peça homônima do escritor português Raul Brandão. É, como dizem, mais um filme falado de Oliveira, já que a palavra é um elemento importante em suas obras. Na trama, o veterano cobrador Gebo esconde de sua mulher que está sendo vítima da ganância do filho, João, que comete roubos. Além das tradicionais participações de atores já conhecidos dos filmes de Oliveira, como Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra e Ricardo Trêpa, O Gebo e a Sombra conta também com a ilustre presença de duas veteranas estrelas do cinema europeu: Claudia Cardinale e Jeanne Moreau.

Sala 02: 19/01 (14h50). Sala 01: Reprise: 23/01 (15h30).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

O GEBO E A SOMBRA (Gebo et l’Ombre, Portugal/França, 2012), de Manoel de Oliveira. Com Michael Lonsdale, Claudia Cardinale, Jeanne Moreau, Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Ricardo Trêpa. 90 minutos. Filmes da Mostra. 14 anos.

BOY MEETS GIRL (1984), de Leos Carax

BOY MEETS GIRL (1984), de Leos Carax

Aproveitemos a oportunidade de ver dois trabalhos do cultuado cineasta francês Leos Carax, coisa rara em nossa cidade. Boy Meets Girl é o primeiro longa-metragem do diretor e traz o seu ator-fetiche Denis Lavant, que pôde ser visto recentemente fazendo um personagem camaleônico no sensacional Holy Motors (2012), filme que compôs a primeira mostra especial organizada pela nova gestão do Dragão do Mar. Lavant interpreta um jovem aspirante a cineasta que é deixado pela namorada, que o troca por seu melhor amigo. Isso acaba perturbando sua criatividade. Além de tudo, ele terá de se alistar no exército dentro de três dias. Ele resolve, então, perambular pelos lugares mais obscuros de Paris. A bela fotografia em preto e branco é um dos destaques do filme.

Sala 02: 21/01 (17h); Reprise: 23/01 (20h20).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

BOY MEETS GIRL (idem, França, 1984), de Leos Carax. Com Denis Lavant, Mireille Perrier, Carroll Brooks, Maïté Nahyr, Elie Poicard, Christian Cloarec, Lorraine Berger. 100 minutos. Pandora Filmes. 14 anos.

SANGUE RUIM (1986), de Leos Carax

SANGUE RUIM (1986), de Leos Carax

Quem não encontrou motivos para ver Boy Meets Girl (1984), a estreia de Leos Carax na direção de longas-metragens, pode se sentir um pouco mais interessado em seu trabalho seguinte, Sangue Ruim (1986), até por trazer no elenco as jovens Juliette Binoche e Julie Delpy. A trama se passa num futuro próximo, em que um vírus mortal dizima pessoas que fazem sexo sem amor. Nesse cenário, um homem desesperado e cheio de dívidas se arrisca num plano para roubar o antídoto em um prédio do governo e conta com a ajuda de um rapaz dividido entre duas mulheres. Modern Love, canção de David Bowie, tem espaço marcante em uma sequência.

Sala 02: 18/01 (20h); Reprise: 23/01 (18h).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

SANGUE RUIM (Mauvais Sang, França, 1986), de Leos Carax. Com Denis Lavant, Juliette Binoche, Michel Piccoli, Hans Meyer, Julie Delpy, Carroll Brooks, Hugo Pratt. 116 minutos. Pandora Filmes. 14 anos.

UM CORPO QUE CAI (1958), de Alfred Hitchcock

UM CORPO QUE CAI (1958), de Alfred Hitchcock

Escolhido como o melhor filme de todos os tempos pela revista Sight & Sound, Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchcock, já deve ser bastante conhecido por boa parte dos cinéfilos. Mas, como toda grande obra, revê-la é sempre um prazer e um motivo para se perceber mais detalhes e sentir novamente suas emoções.  Especialmente na telona. Trata-se de um dos filmes mais misteriosos de Hitchcock, e também o que mais lida com a paixão como obsessão. James Stewart vive John ‘Scottie’ Fergunson, um detetive aposentado que sofre de medo de alturas. Sua vida volta a ficar interessante de novo quando um amigo dos tempos da faculdade aparece e pede para que ele siga sua esposa, Madeleine Elster, vivida por Kim Novak, uma das mais atraentes estrelas dos filmes de Hitchcock. John aceita a tarefa e aos poucos vai se interessando por aquela mulher com possíveis tendências suicidas. A cópia exibida é de uma nova versão remasterizada.

Sala 02: 19/01 (19h – Debate após a sessão com o crítico Pablo Villaça); Reprise: 22/01 (17h30).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

UM CORPO QUE CAI (Vertigo, EUA, 1958), de Alfred Hitchcock. Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Del Geddes, Tom Helmore, Henry Jones, Raymond Bailey, Ellen Corby. 129 minutos. Espaço Filmes. 14 anos.

MORRO DOS PRAZERES (2013), de Maria Augusta Ramos

MORRO DOS PRAZERES (2013), de Maria Augusta Ramos

Maria Augusta Ramos fecha sua trilogia sobre a justiça, iniciada com os documentários Justiça (2004) e Juízo (2007). Seu novo trabalho, Morro dos Prazeres, nos apresenta a uma comunidade localizada no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Essa comunidade foi uma das selecionadas para receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A diretora tem a oportunidade de examinar as mudanças na rotina daquela comunidade, que terá que conviver com os policiais. No cinema de Maria Augusta Ramos, a questão dos direitos humanos é fundamental e por isso é importante ver seu ponto de vista diante de uma situação tão delicada da vida do povo brasileiro.

Sala 02: 18/01 (16h30). Sala 01: Reprise: 21/01 (15h30).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

MORRO DOS PRAZERES (Brasil/Holanda, 2013), de Maria Augusta Ramos. Documentário. 90 minutos. Espaço Filmes. 14 anos.

BLUE JASMINE (2013), de Woody Allen

BLUE JASMINE (2013), de Woody Allen

Blue Jasmine é um dos filmes mais estranhos de Woody Allen dos últimos anos. Não que o cineasta não tenha feito obras pesadas (no sentido dramático e bergmaniano), mas desta vez a heroína de seu filme, vivida pela recém-premiada no Globo de Ouro Cate Blanchett, é uma de suas personagens mais atormentadas. E não se trata aqui de lidar com a morte, como um personagem de Crimes e Pecados (1989), por exemplo, mas de uma situação de depressão, algo comum nos dias de hoje e que em Blue Jasmine é visto com um registro sério, ainda que haja espaço para sorrisos amarelos. Além do mais, a marca do cineasta está presente. Cate Blanchett interpreta uma mulher rica que perde todo o seu dinheiro depois do desaparecimento do marido (Alec Baldwin) e vai morar uns tempos com a irmã em São Francisco. O choque de culturas contribui para sua situação de deslocamento mental. Quem ainda não viu o filme nos cinemas, eis mais uma bela chance.

Sala 02: 22/01 (20h10); Reprise: 23/01 (16h).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

BLUE JASMINE (idem, EUA, 2013), de Woody Allen. Com Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Charlie Tahan, Annie McNamara, Daniel Jenks, Max Rutherford, Louis C.K., Peter Sarsgaard. 98 min. Imagem Filmes. 12 anos.

EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE EU TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA (2012), de Matheus Souza

EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE EU TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA (2012), de Matheus Souza

Quando Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida foi exibido no Festival de Gramado em 2012 a visibilidade de Clarice Falcão ainda era muito pequena. Ainda não tinha alcançado a fama com os esquetes do Porta dos Fundos, nem lançado o seu disco de estreia como cantora. O filme se apoia muito na atriz/cantora/comediante, mas há também uma forte presença do jovem Rodrigo Pandolfo. O filme trata das indecisões de Clara (Clarice), que está cursando Medicina, mas costuma gazear as aulas para conversar sobre suas angústias com o amigo. O filme parece um tanto bobo em alguns momentos, mas tem um frescor e uma juventude que contagiam.

Sala 02: 17/01 (15h50). Sala 01: Reprise: 18/01 (17h40).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE EU TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA (Brasil, 2012), de Matheus Souza. Com Clarice Falcão, Rodrigo Pandolfo, Nelson Freitas, Bianca Byington, Leandro Hassum, Augusto Madeira, Gregório Duvivier, Daniel Filho. 90 minutos. Vitrine Filmes. 10 anos.

AVANTI POPOLO (2012), de Michael Wahrmann

AVANTI POPOLO (2012), de Michael Wahrmann

A presença do saudoso cineasta Carlos Reichenbach é o grande atrativo de Avanti Popolo, premiado longa de estreia de Michael Wahrmann. Para quem teve a oportunidade de ter contato, ainda que mínimo, com Carlão, a saudade ainda continua grande. Poder vê-lo na frente das telas é um presente, independentemente de se gostar ou não do filme. Dividindo opiniões, Avanti Popolo tem o aval das participações em festivais internacionais e principalmente do prêmio em Roma, em 2013, quando venceu na competição CINEMAXXI. Na trama, Carlão interpreta um homem que até hoje espera pelo filho, desaparecido há mais de 30 anos. O filme lida com a ditadura militar dos anos 1970, mexendo em feridas que ainda continuam abertas.

Sala 02: 17/01 (17h40); Reprise: 21/01 (15h30).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

AVANTI POPOLO (Brasil, 2012), de Michael Wahrmann. Com André Gatti, Carlos Reichenbach, Eduardo Valente, Marcos Bertoni, Paulo Rigazzi, Mariah da Penha. 80 minutos. Vitrine Filmes. 12 anos.

EDUCAÇÃO SENTIMENTAL (2013), de Julio Bressane

EDUCAÇÃO SENTIMENTAL (2013), de Julio Bressane

Os filmes de Julio Bressane não se caracterizam por serem populares. Ao contrário, o mais erudito de nossos cineastas vivos continua nadando contra a maré e fazendo o que deseja e despejando cultura e informação, ao mesmo tempo que também constrói um cinema de estranhamento. No caso de Educação Sentimental, algumas cenas remetem a trabalhos de David Lynch. Mas o principal está na vontade de passar informações e opiniões através da personagem de Josi Antello, uma professora que namora um rapaz mais jovem e o seduz com pequenas pílulas de informações interessantes da História do Brasil e do mundo. Há um clima de saudade com relação ao passado que perpassa tanto a música quanto o próprio celuloide, que em breve se tornará item de museu. Quem entrou em contato com Bressane através dos últimos filmes, como Cleópatra (2007) e A Erva do Rato (2008), certamente se sentirá mais à vontade com seu estilo tão peculiar.

Sala 02: 18/01 (18h20). Sala 01: Reprise: 19/01 (15h30).

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

EDUCAÇÃO SENTIMENTAL (Brasil, 2013), de Julio Bressane. Com Josi Antello, Bernardo Marinho, Débora Olivieri. 85 minutos. Arthouse. 12 anos.

ALABAMA MONROE (2012), de Felix Van Groeningen

ALABAMA MONROE (2012), de Felix Van Groeningen

Pré-selecionado para a disputa de melhor filme em língua estrangeira no Oscar 2014, Alabama Monroe é baseado em uma peça de teatro e conta a história de amor entre a dona de um estúdio de tatuagem (Veerle Baetens) e um músico romântico (Johan Heldenbergh). Apesar de algumas diferenças (ela acredita em Deus, ele é ateu), o relacionamento dá certo e os dois têm uma filha. Porém, aos seis anos a menina fica gravemente doente, desestabilizando a família. Um dos destaques do filme é a trilha sonora, interpretada pelos próprios protagonistas, e que fez tanto sucesso em seu país que vendeu mais que a trilha de Titanic. Alabama Monroe recebeu recentemente o prêmio FIPRESCI no Palm Springs International Film Festival.

Sala 02: 17/01 (19h40). Sala 01: Reprise: 22/01 (15h30).

 

ALABAMA MONROE  (The Broken Circle Breakdown, Bélgica, 2012), de Felix Van Groeningen. Com Johan Heldenbergh, Veerle Baetens, Nell Cattrysse, Geert Van Rampelbeg, Nils De Caster. 110 minutos. Imovision. 16 anos.

Veja o trailer

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

O post AGENDE-SE – Mostra Especial no Cinema do Dragão apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

HANGAD

MAKAKAALAM

MAKAKAALAM

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Vimeo 10.6.2 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.2 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.1 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.1 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.0 by Vimeo.com, Inc.

Re:

Re:





Latest Images

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

HANGAD

MAKAKAALAM

MAKAKAALAM

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Vimeo 10.6.1 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.1 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.0 by Vimeo.com, Inc.

Re:

Re:

Re:

Re: